loader

PADEL EM PORTUGAL

istockphoto-1181055137-612x612_se2somlg.jpg

Uma modalidade que chegou a Portugal nos anos 90 e que hoje em dia conta com uma comunidade de cerca de 80000 praticantes ocasionais e regulares. Começou com apenas um campo em Lisboa e hoje conta com mais de 400 campos espalhados por todo o Portugal Continental e Ilhas.

A Play Bonito vem dar oportunidade aos amantes desta modalidade de criarem os seus próprios jogos de forma fácil e grátis, de encontrarem parceiros de equipa, de se inscreverem nos jogos que outros jogadores criam, de conhecer novos jogadores e acima de tudo de se divertirem a jogar o desporto que os apaixona. Para isso coloca ao dispôr de todos os jogadores a plataforma de organização de jogos: www.playbonito.com.

O Padel em Portugal nasce com a vinda de uma empresa espanhola, a All Padel, que constrói o primeiro campo no Lisboa Racket Center na década de 90, e organiza os primeiros internacionais da modalidade com a vinda dos melhores jogadores do mundo. Infelizmente e apesar dos esforços da All Padel a modalidade não se desenvolveu como esperado e o padel era jogado apenas pela comunidade espanhola residente em Lisboa naquela altura.

É nos finais dos anos 90 que o Padel se começa a desenvolver com a construção de 2 campos no Clube de Ténis de Vila Real de Santo António e uns anos depois 3 campos na Quinta da Marinha, com a construção destes campos nasce então uma associação que começa a promover o desporto e começa a organizar um circuito de torneios sociais e competitivos, é também nesta altura que Portugal começa a participar em todas as edições dos Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo.

Importante foi também a abertura de 3 campos no Clube de Ténis do Estoril onde em 2008 a Gesrackets, empresa de padel dominante na altura, consegue trazer a Portugal e organizar uma edição do Campeonato Europeu de Padel. Portugal consegue atingir a sua melhor classificação de sempre nesse campeonato, e conquista um honroso pódio com o 3º lugar.

A partir dessa data há uma explosão de campos a abrir em clubes de ténis e resorts, com isto começa-se a abrir campos no Porto, Guimarães, Alentejo, Madeira, Açores, Aveiro, e Vilamoura, entre outras cidades, o que faz com que comece a haver mais praticantes espalhados por todo o pais.

Hoje em dia estima-se que haja cerca de 80000 praticantes ocasionais e regulares e mais de 400 campos espalhados por todo o Portugal Continental e Ilhas.

Portugal tem dado cartas internacionalmente nos últimos anos. Em 2015, a seleção nacional feminina foi Campeã da Europa na Holanda. Em 2017, no Campeonato da Europa que decorreu no Clube de Ténis do Estoril, ambas as seleções sagraram-se vice-campeãs europeias, num torneio dominado pela Espanha. Na competição de duplas, Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça sagraram-se vice-campeãs da Europa. No Campeonato do Mundo de 2018, no Paraguai, Portugal alcançou os seus melhores resultados em Mundiais! A seleção nacional feminina alcançou um brilhante 3º lugar e a seleção nacional masculina ficou em 5º lugar!

No Circuito WPT, em 2018, a atleta Ana Catarina Nogueira (a fazer dupla com Delfina Brea) alcançou a primeira vitória portuguesa numa prova World Padel Tour, no Arroyo de la Encomienda Challenger! Já o atleta Miguel Oliveira realizou o seu melhor resultado ao chegar às meias-finais do Cabrera del Mar Challenger!


Fonte: Federação Portuguesa de Padel, 27 de Dezembro de 2019

Queres participar num jogo?

Vê a lista de jogos de Futebol e Padel disponíveis na tua cidade neste momento, entra, inscreve-te e vem jogar connosco

Saber mais
Queres organizar um jogo de Padel?

Cria o teu jogo de forma rápida e simples, preenche toda a informação necessária e publica-o para que os outros utilizadores possam participar

Saber mais